“O mar, quando quebra na praia... é bonito!”, cantava Dorival Caymmi na música O Mar, última faixa do seu terceiro disco de estúdio, Caymmi e o Mar, de 1957. A enigmática figura do mar foi interpretada por inúmeros artistas brasileiros, de poetas a cantores e atores. Hoje, o edifício Janeiro se apresenta à Paraíba também como uma ode (entre os antigos gregos, poema lírico destinado ao canto) a ele e ao verão, que marcam a nossa capital!

O novo empreendimento da Urban Incorporadora, com projeto assinado pelo arquiteto Gilberto Guedes, é uma poesia concreta da arquitetura contemporânea para homenagear o mar e o verão (e a praia do Bessa, uma das mais belas da cidade de João Pessoa!). Janeiro nasceu da combinação entre a vida praieira com a da cidade grande, sendo delineado por cores, formas e texturas gentis ao urbano.
Com três torres diferentes, o Urban Janeiro fica na Avenida Arthur Monteiro de Paiva, à beira-mar do Bessa, fazendo esquina com Avenida Presidente Café Filho. Lá, a tranquilidade da areia se une às ondas do mar. No horizonte, a vista paradisíaca do céu toca o mar, dando a sensação de veraneio de janeiro a janeiro. Tudo isso no Bessa, que está em constante crescimento, mas com identidade própria e serviços que só o centro urbano oferece aos seus cidadãos.

Janeiro: veraneio com arquitetura contemporânea
É por estar localizado na orla do Bessa que o edifício fica ainda mais charmoso. Afinal, quem leva um estilo de vida praieiro sabe o potencial que o bairro tem de agregar características urbanas com as belezas naturais da praia.

Segundo o arquiteto Gilberto Guedes, o projeto do Urban Janeiro priorizou esse contato com o ambiente marítimo da beira-mar para deixar a edificação com um perfil leve e escalonado, “com pátio interno, inspirada na memória das tradicionais casas de veraneio da orla”.
“O melhor desafio do Projeto foi dialogar com a forma do terreno de esquina, com um lado inclinado na via lateral, o que nos fez dividir o Edifício em três blocos, ligados internamente por passarelas, vazios de ventilação e um pátio que articula tudo. Isso permitiu humanizar o conjunto, ter as melhores vistas da Praia e dar uma atmosfera descontraída”, garante Gilberto.

Para o arquiteto, os variados apartamentos possibilitam “acolher diferentes necessidades de moradia, para uso próprio ou investimento”. Uma das vantagens das opções de dois quartos é que elas podem ser combinadas, têm plantas flexíveis e varandas amplas, com jardins privados nos pilotis.

Nas Torres B e C, os 3º e 4ª pavimentos, respectivamente, têm coberturas duplex que contemplam solários com pergolados, espaços gourmet, jardins que humanizam os ambientes, além de banheiras com hidromassagem para momentos de relaxamento. Na Torre C, por sua vez, alguns apartamentos foram projetados para o Térreo.

Janeiro conecta seus moradores
Na fachada, o novo empreendimento da Urban dá as boas-vindas aos transeuntes e moradores. O paisagismo fala por si só: o jardim externo é vigoroso e dá o ar tropical agradável! Ao entrar no prédio, a praça de acesso, que foi mencionada por Gilberto, tem uma área de segurança para identificação de visitantes, possui vegetação interna e concierge com recepção.

Janeiro traz de tudo para quem entra nele. E quando afirmamos isso nós pensamos justamente nos espaços que as três torres entregam para os moradores ou investidores. Sim, estamos falando sobre os serviços e espaços compartilhados do edifício, que convidam ao encontro das pessoas que habitam nele!

“As áreas comuns são importante extensão dos espaços da vida privada, lugares para desenvolver o sentido comunitário, receber e encontrar pessoas”, explica Gilberto. “Estão em pontos privilegiados para que todos usufruam dos melhores espaços do Edifício: temos no Pilotis um amplo ambiente de estar, uma área gourmet e uma varanda à beira-mar, que podem ser utilizados de forma integrada ou individual”, acrescenta.

Ainda no Térreo, o Restaurante se mescla ao Coworking com wi-fi em um ambiente com design moderno que conversa com a natureza da praia, para confraternizações familiares e para trabalho. É a coletividade com privacidade em sua essência!

Para a descontração (e para quem ama o veraneio, claro!), na Torre A, o Deck com Espaço Gourmet convida a todos para quaisquer atividades, como um banho na piscina com borda infinita. Ah, o edifício conta ainda com dois elevadores, um bicicletário, uma lavanderia compartilhada, além de copa e vestiários para funcionários e diaristas. Mas esses são assuntos que vamos conversar depois!

Janeiro foi criado para todas e todos que desejam uma vida agradável junto ao mar, mas também não renunciam ao que a capital oferece: serviços diversificados e de qualidade, próximos de uma nova casa que abraça o Oceano Atlântico. Para uma vida com qualidade, basta parar e apreciar: olhe pela nova janela o mar, sinta o vento vindo dele e a luz do Sol, que toca toda a sua imensidão. Conseguiu imaginar?